SiteLock

_____________________

Nossos Blogs

Em Gotas: Pessoas, Educação e Negócios

Walter Gassenferth

Walter Gassenferth

Gerenciamento de Projetos

Walther Krause

Walther Krause

Sustentabilidade e Gestão

Ciro Mendonça

Ciro Mendonça

Relações com Investidores

Silvia Pereira

Silvia Pereira       

Gestão de Pessoas em Contos

Samir de Oliveira Ramos

Samir Ramos

Economia e Gestão de Negócios

Ruy Quintans

Ruy Quintans


Dois P na Gestão

Blog Dois P na Gestão

João Paulo Iunes


 Processo Decisório 

Ruy MottaRuy Motta

.

Leia o Blog Finalité

sobre Marketing e Negócios

.

.

_________________________________________

Apoio

Google AgendaFacilidades do siteWeb MailGoogle TradutorOutros Sites

________________________________________

Redes Sociais

FacebookTwitter

Google+TumblrLinkedin

________________________________________


.

.

.

.

.

 

.

.

Walther Krause BLOG GERENCIAMENTO DE PROJETOS

            Agite Depois de Ler

Prêmio do iec 2016


Mapa do Blog

 

por Walther Krause,                                                               Para deixar COMENTÁRIOS clique no título do Post

professor do curso de MBA em Gerenciamento de Projetos

da FGV e do IAG da PUC-Rio, ex-presidente do PMI Rio e

Gerente de Governança Corportiva da EMBRATEL

.

.

Implantando a ABNT ISO 21500

Postado 2015/11/29

Com a dinâmica da sociedade atual, as organizações têm que estar preparadas para enfrentar as freqüentes mudanças que ocorrem. Em um mercado competitivo e em constante evolução, as empresas precisam inovar constantemente e buscar aprimorar seus processos. As organizações buscam a melhoria contínua: melhor qualidade do produto final ou serviço, melhor qualidade do trabalho e dos processos executados e melhores resultados. Procuram se tornar mais competitivas, de obter maior proximidade com seus clientes, maior satisfação interna e externa, melhor desempenho financeiro. A sociedade e os clientes estão também se tornando mais rigorosos e mais exigentes.

Leia o resto desta entrada »

Visões e Expectativas sobre o PMO

Postado 2015/01/17

Walther Krause, em seu primeiro videopost neste blog, fala sobre a utilização do Escritório de Projetos (PMO) como suporte de alinhamento entre as visões executiva e operacional da empresa, contribuindo para a geração de resultados, numa entrevista realizada durante o 16º Seminário Nacional de Gestão de Projetos.

Leia o resto desta entrada »

O que é um Projeto Sustentável?

Postado 2014/07/27

A Responsabilidade Social Empresarial como forma de orientar as empresas rumo a um modelo de desenvolvimento sustentável é um desafio de gestão já vivenciado pelas empresas no mundo todo. A opção corporativa de ser uma organização sustentável é inevitável. As pressões dos consumidores e dos governos tornam essa opção imperativa e cria ameaças para a organização se não cumpridas, como perda de mercado e pesadas multas dos órgãos regulatórios. O processo de adoção de práticas socioambientais deve refletir em todas as ações da organização. Isso afeta diretamente os projetos da empresa e altera o seu gerenciamento e métricas de desempenho.

Leia o resto desta entrada »

A Recuperação de Tragédias Através do Gerenciamento de Projetos

Postado 2014/02/13

A tragédia é o resultado de um evento que causa grande comoção negativa. As tragédias naturais costumam ser as de maior impacto, podendo matar até milhões de pessoas. Infelizmente, esta é uma realidade que teremos que conviver. Mas o que um tema tão triste se relaciona com o gerenciamento de projetos? Tudo... As melhores práticas podem ser aplicadas nas ações preventivas, antes do evento ocorrer, e nas ações de recuperação, após a tragédia. O resultado será um menor impacto nas comunidades afetadas e um retorno mais rápido à normalidade e com menores custos. 
Os dois exemplos a seguir apresentam 2 tragédias recentes e importantes com resultados muito diferentes. Ambos os eventos não podiam ser evitados, pois foram ações da natureza.

Leia o resto desta entrada »

Como Construir um Projeto Sustentável

Postado 2013/09/30

A atividade de construção, incluindo a fabricação, transporte, energia, etc. consome mais de 50% das fontes mundiais de energia e grande parte da matéria prima existente no planeta, e é responsável por grande parte da emissão de gases responsáveis pela mudança climática, conforme explana Cardoso (2007).

 O ambiente construído está relacionado à promoção do desenvolvimento social, destacando o acesso a: infraestrutura básica, equipamentos comunitários e ambientes adequados. É uma atividade com o uso intensivo de mão-de-obra, com benefícios econômicos e sociais.

 

Leia o resto desta entrada »

Em Busca da Satisfação das Partes Interessadas

Postado 2013/07/13

Introdução

A gestão da qualidade deve ser uma das maiores preocupações das empresas, sejam elas voltadas para a qualidade de produtos ou de serviços. A satisfação das partes interessadas é um grande desafio e extremamente necessário para o desenvolvimento das organizações e de seus projetos. O caminho é através da Gestão da Qualidade Total com as melhores práticas do gerenciamento de projetos.

Leia o resto desta entrada »

Formação de Equipes de Projeto

Postado 2013/03/31

Introdução

Um dos pontos chaves para o sucesso de um projeto é ter uma equipe competente, integrada e com o perfil adequado às características do projeto que estará participando. A montagem da equipe dos sonhos do gerente do projeto não é tarefa fácil e requer procedimentos técnicos e avaliações psicológicas e comportamentais. Muitas vezes, a equipe deve ter conhecimento multidisciplinar e perfil comportamental diversificado. Estas características são muito importantes para equipes de alto desempenho.

Leia o resto desta entrada »

Estamos no Mundo dos Megaprojetos

Postado 2013/01/08

Introdução

Megaprojeto é um tipo de projeto com características especiais. São projetos de grande magnitude, complexos, normalmente definidos como empreendimentos com orçamentos vultosos. Este tipo de projeto atrai um alto grau de atenção pública e interesse político por causa do imenso impacto direto e indireto que provoca na comunidade, no ambiente e nos orçamentos públicos e privados.

Leia o resto desta entrada »

Partes Interessadas em Gerenciamento de Projetos

Postado 2012/10/14

Introdução

Partes interessadas no projeto são pessoas e organizações ativamente envolvidas no projeto ou cujos interesses podem ser impactados como resultado da execução ou do produto do projeto. Eles podem também exercer influência sobre os objetivos e resultados do projeto. A equipe de gerenciamento de projetos precisa identificar as partes interessadas, determinar suas necessidades e expectativas e, na medida do possível, gerenciar sua influência em relação aos requisitos para garantir um projeto bem-sucedido.

Leia o resto desta entrada »

Governança de Projetos

Postado 2012/05/27

Introdução

Os Princípios da OCDE (ORGANIZAÇÃO PARA A COOPERAÇÃO E O DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO) sobre o Governança Corporativa  foram inicialmente desenvolvidos em 1999. O Fórum para a Estabilidade Financeira adotou os princípios como uma das doze normas fundamentais para sistemas financeiros sólidos. Assim sendo, os  princípios  formam atualmente a base da vertente de Governança Corporativa  dos relatórios sobre o cumprimento de padrões e códigos (ROSC - Reports on the Observance of Standards and Codes) do Banco Mundial/FMI.  

Leia o resto desta entrada »