Em busca de um sentido
A motivação de um trabalhador superqualificado pode estar na Teoria da Expectativa de Victor Vroom, que seria tentar responder aos três anseios de uma pessoa que desenvolve determinada tarefa: Valência, Instrumentalidade e Expectância .
Naquela época não havia rei em Israel; cada um fazia o que lhe parecia certo.
Juízes 17:6
Num bangalô sobre o mar, Joice observava atentamente, pelo piso de vidro no meio da sala, os peixes coloridos sob seus pés. Iam e vinham no fundo do mar como se estivessem restritos àquele quadrado, quando na verdade tinham à sua disposição todas as águas do Pacífico.
Aquela autolimitação lhe era familiar.
O seu último dia na Polinésia Francesa parecia fechar um ciclo de crescimento e aprendizado. Foram dias de descanso e reflexão. A história que tinha acabado de ler – e que não lhe saía da mente - parecia resumir seus três últimos anos na Benkis Corporation.
Enquanto a tarde ia sendo dominada por uma brisa fresca que trazia do monte Otemanu aromas vulcânicos que se misturavam aos da vegetação nativa, Joice assentou-se na escada de madeira do deck do bangalô. Fitando a vastidão do mar, deixou-se levar mais uma vez pela história daquele menino.
Terra Prometida, 1200 a.C. Era o tempo de juízes [1]. Os filhos de Israel fizeram o que era mau [2] perante o Senhor e este os entregou nas mãos dos filisteus por longos quarenta anos. Além de cruéis, os filisteus descobriram o segredo do aço na era do bronze, impondo pesado jugo às tribos e reinos que conquistavam. O castigo era severo, mas Deus não abandonou o seu povo.