SiteLock

_____________________

Nossos Blogs

Em Gotas: Pessoas, Educação e Negócios

Walter Gassenferth

Walter Gassenferth

Gerenciamento de Projetos

Walther Krause

Walther Krause

Sustentabilidade e Gestão

Ciro Mendonça

Ciro Mendonça

Relações com Investidores

Silvia Pereira

Silvia Pereira       

Gestão de Pessoas em Contos

Samir de Oliveira Ramos

Samir Ramos

Economia e Gestão de Negócios

Ruy Quintans

Ruy Quintans


Dois P na Gestão

Blog Dois P na Gestão

João Paulo Iunes


 Processo Decisório 

Ruy MottaRuy Motta

.

Leia o Blog Finalité

sobre Marketing e Negócios

.

.

LCM Treinamento

_________________________________________

Apoio

Google AgendaFacilidades do siteWeb MailGoogle TradutorOutros Sites

________________________________________

Redes Sociais

FacebookTwitter

Google+TumblrLinkedin

________________________________________


.

.

Conexão Avatar

.

 

.

.

Restrições da Racionalidade

Postado 2017/12/17

O ser humano é racional e é de se esperar que todas as suas decisões sejam tomadas de uma forma racional, conforme o texto “Modelo Racional”.

Neste texto vamos analisar quatro fatores que restringem a racionalidade humana.

 

Primeiro fator: Tempo e/ou Custo.

Nem sempre temos todo o tempo desejado para coletar informações e pensar sobre o problema ou, todo o custeio que pode ser utilizado para resolvê-lo.

Ao analisar fatos e dados para solução de um problema específico podemos enfrentar uma limitante de tempo ou de custo para encontrar a melhor solução.  

Consequentemente procuramos informações que nos permitam tomar a decisão dentro das limitantes. A qualidade e a quantidade de informação disponível pode prejudicar a decisão.

Não analisamos todas as alternativas possíveis para resolver o problema e sim as que conseguimos vislumbrar.

E, se uma alternativa nos parece atender razoavelmente como solução, deixamos de procurar mais alternativas e a escolhemos.

Esta pode não ser a melhor solução possível, mas a que atende dentro das limitações.

Segundo Fator: Falta de Informações Importantes

Ao procurarmos fatos e dados sobre determinado problema podemos ter falta ou baixa qualidade nas informações encontradas.

Como consequência tomamos decisões com base, não nos dados e fatos fidedignos que gostaríamos, mas naqueles que conseguimos coletar. A decisão poderá ser prejudicada pela ausência ou qualidade de informações importantes.

Terceiro Fator: Limitações de Inteligência e Percepções

Se perguntarmos a qualquer pessoa se ela é inteligente a resposta virá na ponta da língua. Todos nós achamos que temos uma boa parcela de inteligência.

Há situações, quando analisamos problemas, que podemos não ser capazes de perceber todas as informações que estão diante de nós ou não compreender como estas informações se encaixam na solução do problema.

Vamos fazer uma analogia.

Antigamente quando um circo chegava à cidade havia uma parada que servia como chamariz para anunciar o espetáculo. Naquela época animais eram permitidos nos circos. Na parada passavam em carros todos os artistas e animais tais como os palhaços, trapezistas, feras em jaulas e os domadores.

comments powered by Disqus

.

Livros do prof. Walter Gassenferth

Sobre o livro Gestão de Negócios e Sustentabilidade: "Livro instigante, aborda com responsabilidade técnica uma especial enciclopédia de consultoria. Assuntos de gestão, motivação, MKT, postura, governança, ambiente e etc... São vários livros em um só, com modesto título, por isso o qualifico de "n" livros objetivamente compactados muito mais de que pesa e custa”.

Helson Lemos

"Li, gostei e recomendo o livro Gestão Empresarial em Gotas. Trata-se de uma leitura fácil que vai apresentar alguns conhecimentos essenciais para a gestão empresarial, mas sem ser maçante como um livro acadêmico. Trata-se de uma leitura indicada para gestores que queiram se familiarizar com algumas das técnicas e procedimentos da boa administração empresarial".

Callegari Coelho

Site Logística Descomplicada

http://www.logisticadescomplicada.com/gestao-empresarial-como-fazer/