SiteLock

_____________________

Nossos Blogs

Em Gotas: Pessoas, Educação e Negócios

Walter Gassenferth

Walter Gassenferth

Gerenciamento de Projetos

Walther Krause

Walther Krause

Sustentabilidade e Gestão

Ciro Mendonça

Ciro Mendonça

Relações com Investidores

Silvia Pereira

Silvia Pereira       

Gestão de Pessoas em Contos

Samir de Oliveira Ramos

Samir Ramos

Economia e Gestão de Negócios

Ruy Quintans

Ruy Quintans


Dois P na Gestão

Blog Dois P na Gestão

João Paulo Iunes


 Processo Decisório 

Ruy MottaRuy Motta

.

Leia o Blog Finalité

sobre Marketing e Negócios

.

.

_________________________________________

Apoio

Google AgendaFacilidades do siteWeb MailGoogle TradutorOutros Sites

________________________________________

Redes Sociais

FacebookTwitter

Google+TumblrLinkedin

________________________________________


.

.

.

.

.

 

.

.

Ciro MendonçaBLOG SUSTENTABILIDADE E GESTÃOMapa do Blog

por Ciro Mendonça,                                                                 Para deixar COMENTÁRIOS clique no título do Post

professor do tema e ex-diretor regional da EMBRATEL

.

MENSAGEM  AOS  LEITORES

Este blog aborda dois importantes assuntos complementares, mas que podem ser tratados de forma autônoma. Em seus posts serão encontrados textos sobre Sustentabilidade, bem como sobre Gestão: Gestão Pessoal e de Pessoas, e Gestão de Negócios. Em alguns momentos estes temas se encontrarão sob a ótica de Gestão Sustentável das organizações. O visitante está convidado não só a ler, bem como dar sua opinião sobre cada conteúdo!

 

______________________________________________________________________________________________

O Medo de Errar

Postado 2015/09/04

Expulso do grande baú do medo, 
o dinheiro se transformará em uma espada fraternal 
para defender o direito de cantar 
e a festa do dia que chegou.

                                                                                                                            OS ESTATUTOS DO HOMEM – Art.XIII  

Thiago de Mello


1. Introdução

Contam que Dom Pedro Casaldáliga, que durante muitos anos foi Bispo emérito da prelazia de São Félix do Araguaia - MT, certa vez encerrou um sermão dizendo que “o medo de amar é o medo de ser livre”.

Leia o resto desta entrada »

A Importância do Método

Postado 2015/08/01

Pelo menos uma vez você já deve ter escutado alguém falar que fulano é muito metódico e por isso é uma pessoa insuportável. De outra forma, também deve ter ouvido alguém comentar que sicrano trabalha com método, a qualidade é a marca de tudo o que faz. Afinal, ser metódico é defeito ou virtude?

Leia o resto desta entrada »

Atributos dos Projetos Sustentáveis

Postado 2014/06/27

"No mundo individualista em que vivemos a pessoa só tem sucesso quando se compromete com algo intangível”

Jorge Sampaoli- Técnico da Seleção de Futebol do Chile. 


Sempre que uma liderança percebe a sustentabilidade como um valor que merece ser incorporado à sua organização empresarial é inexorável que, a partir de então, nela aconteça uma profunda e notável revolução. Começa no planejamento estratégico, através de uma nova forma de pensar e agir, passa pelo tático, alcança a área de desenvolvimento de projetos, impacta a logística e altera radicalmente os processos da linha de produção. Provoca, até, a avaliação do ciclo de vida útil de seus produtos com vistas à implementação de logística reversa.

Leia o resto desta entrada »

Princípios da Sustentabilidade x Valores nas Corporações

Postado 2014/03/22

Todo conhecimento ou ciência para ser aplicado de maneira apropriada e efetiva requer uma metodologia específica. O conceito de sustentabilidade é complexo, portanto, é de se esperar que sua abordagem nas corporações seja suportada por princípios claros e objetivos que, uma vez sendo explicitados pelas lideranças, permitam sua aceitação, internalização e cumprimento por todo o quadro de funcionários. Não é tarefa complicada acessar e conhecer tais princípios uma vez que, atualmente, há disponíveis no mercado grande quantidade de publicações discorrendo de maneira detalhada sobre o tema. Tomando emprestada a ideia síntese de John Elkington, autoridade mundial em Responsabilidade Corporativa e Desenvolvimento Sustentável, poderíamos afirmar que os líderes executivos das corporações que buscam a sustentabilidade deveriam “derramar sobre suas cabeças o Espírito do Zero”. Defeito zero, lixo zero, poluição zero e, em longo prazo, deslizes éticos zero.

Leia o resto desta entrada »

O Poder Transformador das Parcerias

Postado 2013/12/31

“É melhor se sofrer juntos do que ser feliz sozinho”

                                     Vinícius de Moraes

Introdução

A revista ISTOÉ Platinum traz na capa de sua edição Nº37 (Set/Out/Nov) a foto do ator norte americano George Clooney a propósito de sua parceria com a Nespresso, consagrada marca pertencente à gigante suíça Nestlé, visando ao cultivo de café no Sudão do Sul, o combalido país situado no centro-norte da África, marcado pela miséria e opressão provocadas pelo ditador de seu país vizinho, o Sudão. Como diz a revista, “quando marcas de luxo se unem a celebridades engajadas em causas humanitárias, uma verdadeira revolução entra em marcha mudando a vida de comunidades carentes e agregando um valor inestimável à imagem das grifes”. É o próprio Clooney quem diz: “empresas não fazem caridade. A Nespresso vai investir no País porque as terras são boas o suficiente para o café da marca”.
Estrelas de Hollywood em parcerias com empresas detentoras de marcas de luxo, voltadas para ações humanitárias, têm se transformado no elo entre a necessidade e o luxo, autênticos catalisadores entre a letargia e a transformação.
Conforme afirma Luciano Deos, presidente da Consultoria Gad’ Lippincott, “as empresas são grandes agentes de transformação econômica, política e social. Dentro desse contexto, elas precisam se posicionar sobre os temas importantes para a sociedade e associar-se a personalidades engajadas é uma estratégia acertada para acelerar esse posicionamento da grife”.

Leia o resto desta entrada »

Cidades Sustentáveis

Postado 2013/10/01

                                                                                                         “O que é bom para a colmeia é bom para a abelha, mas nem tudo que é bom para a abelha é bom para a colmeia”

Marco Aurélio - Meditações

1. Introdução

Todo mundo sonha em viver confortavelmente em uma cidade bonita e acolhedora. A disputa pelos espaços nobres de cidades como Rio de Janeiro, Paris, Nova York ou Londres levou o preço dos imóveis para a estratosfera. Nossa intenção neste artigo é procurar identificar e classificar, sob a ótica de suas origens, as características e atributos que conferem às cidades toda essa aura de magia, uma espécie de rótulo ou imã, capaz de atrair as pessoas, sejam potenciais moradores ou turistas provenientes de todos os cantos do mundo.

Leia o resto desta entrada »

Sustentabilidade Corporativa

Postado 2013/07/15

"Seria progresso se um canibal usasse um garfo?"
                                                                                          Stanislaw Lec (poeta polonês)

Introdução

Explorando o questionamento singular reproduzido acima, o escritor John Elkington estabeleceu uma correlação, no mínimo curiosa, entre os três dentes de um garfo e os pilares da sustentabilidade, a saber: prosperidade econômica, qualidade ambiental e justiça social. Esta é a razão do título de seu belo livro “Canibais com Garfo e Faca”, Best Seller que lançou o conceito do Triple Bottom Line (Profit-Planet-People).

Leia o resto desta entrada »

Um Recurso Limitado

Postado 2013/03/21

“Água! Não tens gosto, nem cor, nem aroma: nós te bebemos sem te conhecer. Não és necessária à vida, és a vida. És a maior riqueza do mundo e também a mais delicada. Ó tu, tão pura no ventre da Terra”.
                                                                      Antoine de Saint-Exupéry (Terra dos Homens)

Introdução

A água é um tema tão fascinante que tratá-lo de forma sucinta em um único artigo é um tremendo desafio.

Leia o resto desta entrada »

Corporações, Pessoas e Cidades

Postado 2012/12/22

“A clareza é a cortesia dos sábios”
                                                   José Ortega Y Gasset

Introdução

Um curioso exercício intelectual é a investigação dos benefícios e prejuízos que a chegada de uma corporação a uma cidade pode acarretar às pessoas que nela habitam. Quem nasceu em uma cidade pobre do interior sabe exatamente o que significa a notícia de que uma fábrica, uma organização varejista ou um grande banco vai iniciar, ali, algum tipo de atividade econômica/industrial. Novas oportunidades de emprego, crescimento profissional e ascensão social, a perspectiva de atração de inúmeros fornecedores e consequente incremento do fluxo financeiro, incluindo arrecadação de impostos, tudo isso passa imediatamente a povoar o imaginário das pessoas daquela cidade.

Leia o resto desta entrada »

A Dimensão Institucional da Sustentabilidade

Postado 2012/10/03

A verdadeira história da consciência começa com a primeira mentira de cada pessoa.                                                                                                           Joseph Brodsky

Introdução

Quando nos propomos a analisar os meandros da sustentabilidade vamos inexoravelmente nos deparar com as múltiplas vertentes ou dimensões nas quais ela se desdobra: ambiental, social, econômica e institucional.

A dimensão institucional, a despeito de sua enorme importância, é pouco lembrada pelos ambientalistas, entretanto, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE, lhe confere o merecido destaque em seu substancioso trabalho Indicadores de Desenvolvimento Sustentável – Brasil 2012”.

Leia o resto desta entrada »